Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1325
Título: A importância das práticas de letramento para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA 1ª fase
Autor(es): Rodrigues, Bruna da Silva
Palavras-chave: Alfabetizador
Letramento
Alfabetização
Data do documento: 29-Jul-2013
Resumo: Este tema letramento foi fruto das muitas pesquisas e capacitações recebidas por mim durante o trabalho como docente na educação de jovens e adultos como também fez despertar-me ainda mais o desejo quando estudei o componente curricular alfabetização e letramento.Este trabalho cientifico é sustentado em pesquisas bibliográficas e empírica, nesta última foi estudado o, espaço escolar Municipal Francisca Leite Braga localizada na Rua: Abdias Machado Belém, PB. Neste recinto escolar ensinei por quase 06 anos no programa Brasil Alfabetizado, por isso traz-me todo um interesse analisar no mesmo como se dão as práticas de letramento usadas pelas professoras na modalidade de Educação de Jovens e Adultos 1ª fase. Além disto, durante o curso acadêmico foi trabalhado o componente curricular alfabetização e letramento, o qual principiava a importância do letramento nas aulas da EJA, rompendo com os princípios de concepções passadas que nos levavam ensinar o método do Beabá como alucinador para adultos que procuravam a escola com o objetivo de adquirir o domínio da leitura e da escrita, resquícios da falta de oportunidade de estudar quando criança devido ao descaso social e político. Diante de tudo isto é preciso quebrar esta práxis excludente tentar criar dentro da sala de aula um espaço alfabetizador e letrado.
Descrição: RODRIGUES, B. da. S. A importância das práticas de letramento para o processo de ensino aprendizagem dos alunos da EJA 1ª fase. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1325
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna da Silva Rodrigues.pdfBruna da Silva Rodrigues596.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.