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dc.contributor.authorNascimento, Camila da Silva-
dc.date.accessioned2017-03-30T18:41:17Z-
dc.date.available2017-03-30T18:41:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.otherCDD 900-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13274-
dc.descriptionNASCIMENTO, C. da S. Cotas sociais e raciais: a trajetória da população negra na Paraíba. 2015. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema COTAS SOCIAIS E RACIAIS: A TRAJETÓRIA ESCOLAR DA POPULAÇÃO NEGRA NA PARAÍBA. O trabalho surgiu das discussões e inquietação desencadeada no Projeto de Iniciação Cientifica denominado “Histórias de Mulheres Negras Paraibanas: a construção da identidade negra e afirmação da cidadania”, financiado pelo PIBIC/CNPQ. Uma das discussões que fizemos no projeto e que trazemos para este trabalho é sobre a escolaridade da população negra. Para isso, buscamos o contexto histórico em que o (a) negro (a) se encontra desde o período pós abolição aos dias atuais, sobretudo, na Paraíba que de acordo com TELLA, a população negra corresponde a 60%. Ao longo das pesquisas e debates, chegamos as politicas públicas voltadas para as populações marginalizadas como as políticas das cotas sociais e raciais no Brasil e de como essas práticas contribuem para a ascensão educacional do negro (a). No primeiro momento partimos para leitura e escrita de autores que discutem sobre: a população negra paraibana/brasileira, história, cotas, escravidão, ações afirmativas, identidade negra, ensino superior e racismo. Os referenciais teóricos deste trabalho se ancoram nas discussões de alguns pesquisadores (as), tais como: Azevedo (2004), Rocha (2011) Burke (2008), Gomes (1992- 1993, 1996- 2012), Alberti (2008), Chagas (2010), Rocha (2006), Queiroz (2001- 2012), Certeau (2010), Santos (2005- 2006), Azevedo (2004). Em seguida, nada mais justo do que recorrer aos sujeitos, ou seja, as pessoas que usufruíram das cotas e assim acessaram a universidade pública na Paraíba. Nosso campo de pesquisa foi o campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que até o ano de 2014 possuía as cotas sociais, como forma de acesso para muitos universitários (as). Aplicamos assim, questionários a sessenta estudantes dos cursos de: Direito, Geografia, História, Letras Inglês, Letras Português e Pedagogia. Com o proposito de compreender o processo de inserção educacional do negro (a) paraibano (a) ao ensino superior, concluímos que no universo de 60 entrevistados (as) apenas 8% dos estudantes são negros (as), o que contraria os 60% de negros/as na população paraibana. Esses dados demonstram a importância das cotas raciais no acesso ao ensino superior, visto que as cotas sociais não chegam a contemplar o contingente negro.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Waldeci Ferreira Chagaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCotas sociaispt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleCotas sociais e raciais: a trajetória da população negra na Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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