Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13300
Título: Memória Construída e Repensada Sobre o Município de Caiçara
Autor(es): Cruz, Paulo Ricardo Porpino da
Palavras-chave: Hisoriografia
Memória
Homem Negro
Data do documento: 2015
Resumo: A marginalização do negro no decorrer da história é visivelmente observada em seus diversos aspectos. Nessa perspectiva buscamos verificar se no município de Caiçara foi erguida alguma Irmandade. Entretanto não encontramos a documentação necessária para comprovação. No entanto a analise do livro da história local do município, nos permitiram detectar a preocupação do autor em desvincular a contribuição do homem de cor na sociedade caiçarense. O presente ensaio tem como objetivo reconstruir essa ideia deturpada que foi criada no transcorrer do tempo no tocante aos negros. A base teórica que sustenta este artigo são os pressupostos teóricos de Reis(1999), Certeau (2002) e outros. Através de vestígios e indícios, que é o trabalho do historiador, buscar nos escombros aquilo que estava escondido este trabalho faz uma releitura na tentativa de evidenciara importância do negro nas mais diversas áreas da cultura do povo Caiçarense, seja nas crendices, na musicalidade, nos hábitos diários, na religiosidade diversificada existente neste povoado.
Descrição: CRUZ, P. R. P. da. Memória Construída e Repensada Sobre o Município de Caiçara. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13300
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Ricardo Porpino da Cruz.pdfPaulo Ricardo Porpino da Cruz683.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.