Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMaria José Neves de Amorim Mourapt_BR
dc.contributor.authorRemígio, Cláudio Cavalcante-
dc.date.accessioned2017-04-12T17:20:15Z-
dc.date.available2017-04-12T17:20:15Z-
dc.date.issued2014-03-18-
dc.identifier.otherCDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13323-
dc.descriptionREMÍGIO, C. C. A implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva. 2013. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a implantação de um (LEM) em uma escola pública, bem como algumas atividades desenvolvidas neste ambiente. O método escolhido para a realização da pesquisa foi à observação participante adotando a abordagem qualitativa. Adotamos a técnica do diário de campo e questionário com questões do tipo abertas. Os principais teóricos que acompanharam esse trajeto foram Lorenzato (2006), Peres (1993), Valente (1991) e Azevedo (1979) todos tratam da implementação de um (LEM). Ao pesquisarmos sobre os benefícios que esse espaço educativo traz para educadores e educandos, percebeu-se que ao utilizá-lo o professor pode vincular a teoria à prática através de atividades lúdicas que possam fazer com que o aluno tenha mais prazer em estudar matemática. Em contato com os materiais manipuláveis o aluno tem mais facilidade de observar e analisar conceitos, desenvolver o raciocínio lógico, crítico e científico. O professor muitas vezes desconhece o potencial de certos materiais manipulatórios, deixando de explorá-los. Percebe-se, então que é fundamental que eles tenham oportunidade de refletir sobre a sua aplicabilidade em sala de aula de forma que desperte o interesse dos alunos. E para concretizar toda essa teoria nada melhor do que a realização de oficinas, que permite aos alunos confeccionar, manipular, formar conceitos, trocar ideias, resolver situações problemas e registrar o seu raciocínio.pt_BR
dc.description.sponsorshipMaria José Neves de Amorim Mourapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLaboratório de matemáticapt_BR
dc.subjectBrincadeiras educativaspt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveis (Matemática)pt_BR
dc.titleA implantação do laboratório de ensino de matemática na escola Maria Bezerra da Silva.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio Cavalcante Remígio.pdfPDF - Cláudio Cavalcante Remígio1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.