Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDébora Janaína Ribeiro e Silvapt_BR
dc.contributor.authorSilva, José de Assis de Queiroz-
dc.date.accessioned2017-04-12T17:46:54Z-
dc.date.available2017-04-12T17:46:54Z-
dc.date.issued2011-06-06-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13325-
dc.descriptionSILVA, J. A. Q. O laboratório de ensino de matemática (LEM) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem. 2011. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.pt_BR
dc.description.abstractNosso trabalho tem como objetivo apresentar o resultado das atividades desenvolvidas por alunos do 7º ano A do turno da manhã da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Pedro Bezerra Filho”, em Camalaú – PB, em uma concepção construtivista contemplando os conteúdos de Área e Perímetro de figuras planas; Estudo de Ângulos e Números Racionais. De um modo geral, observamos que a maioria dos alunos possui certa antipatia pela matemática, devido à forma com que ela é apresentada, esse fato normalmente acontece desde as séries iniciais. O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) pode vir a nos ajudar a superar essa antipatia, dando oportunidade de realizar experimentos, compreender situações através dos sentidos, principalmente visão e tato, assim como auxiliar ao uso de jogos e brincadeiras, tornando atrativo o ensino e aprendizagem da matemática para os alunos. Foi proposta aos alunos a resolução de questões com o uso de Materiais Manipuláveis – MD, promovendo a percepção visual e tátil para o desenvolvimento das soluções de cada questão proposta. Apresentamos ainda, concepções sobre: O que é o LEM?; A importância de seu uso; Como montar um LEM ideal ou um mini-laboratório; As orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s); A utilização dos jogos no ensino da matemática; contribuições do LEM na formação de professores. As atividades aplicadas na turma do 7º ano foram bem satisfatórias, uma vez que os alunos se empenharam em desenvolvê-las gerando uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipDébora Janaína Ribeiro e Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLaboratório de matemáticapt_BR
dc.subjectMateriais didáticos manipuláveispt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.titleO laboratório de ensino de matemática (LEM) como facilitador do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Assis de Queiroz.pdfPDF - José de Assis de Queiroz951.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.