Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDuarte, Daniele de Souza-
dc.date.accessioned2013-07-29T16:28:30Z-
dc.date.available2013-07-29T16:28:30Z-
dc.date.issued2013-07-29-
dc.identifier.otherCDD 372.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1332-
dc.descriptionDUARTE, D. de. S. O movimento e a brincadeira na educação infantil. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste texto tem o objetivo de apresentar a importância que a brincadeira traz para o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual, motor e social. Inicialmente faz-se um breve histórico da educação infantil no mundo e no Brasil, enfatizando o surgimento das instituições que atendem esse segmento. Como fundamentação utilizamos os renomados autores: Graidy e Kaercher (2001), Bujes (2001), Kulhmann (1998) dentre outros. Em seguida abordaremos as concepções de criança e de educação infantil, baseada nos seguintes pesquisadores: Kramer (2003); Aries (1981), Angotti (2010). Outro ponto que será enfatizado é a formação do profissional que atuam na educação infantil; para isso utilizamos as investigações de Brandão (2004) e Craidy e Kaercher (2001). E em outro momento discorreremos sobre o brincar e o movimento na primeira infância. Logo os autores citados são: Freire (2000), Mattos (2000), Smith (2006). Dando continuidade a pesquisa, será enfatizado a importância que o brincar e o movimento representa nos RCNEIs; assim utilizaremos os autores Smith (2006), Santos e Cruz (2010). Para finalizar a abordagem dos tópicos, discutiremos o papel do brincar na educação infantil, tendo como fundamentação: Negrine (1994), Vigostski (2007), Damini (2010) entre outros. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, que foi desenvolvida mediante material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científico. O resultado dessa pesquisa pretende contribuir com os educadores para desenvolver uma prática que considere o brincar como atividade essencial à educação infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Vanusa Valério dos Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBrincar – aprendizagempt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.titleO movimento e a brincadeira na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele de Souza Duarte.pdfDaniele de Souza Duarte300.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.