Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13330
Título: Uma experiência de ensino e aprendizagem de matemática com o uso da calculadora no 9°ano do ensino fundamental.
Autor(es): Maria José Neves de Amorim Moura
Melo, Alexsandra Trigueiro de
Palavras-chave: Educação matemática
Calculadora
Ensino da matemática
Data do documento: 21-Jun-2011
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar aspectos do processo de ensino e aprendizagem de Matemática mediada pelo uso da calculadora. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, alunos e professor do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Monteiro – PB compõem o universo desse estudo. No desenvolvimento do trabalho, com base no aporte teórico sobre o tema, refletimos sobre a importância do uso da calculadora nas aulas de Matemática, os benefícios que a mesma pode trazer, e principalmente a grande contribuição que ela é capaz de apresentar ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A coleta dos dados ocorreu através de um questionário aplicado a professora, observação participante e as notas de campo. A análise dos dados traz desde a qualificação da educadora, até as concepções da própria a respeito da utilização dessa ferramenta no ambiente de sala de aula e a aceitação dos estudantes em utilizar esse recurso tecnológico. Percebemos que os alunos não apresentam dificuldades com o seu uso, já que são atuantes nesse processo. Sendo assim, a pesquisa sugere que o trabalho com a utilização da calculadora deve acontecer, desde que se tenha o devido respaldo com o seu uso e que o mesmo se dê para o aprofundamento e aquisição dos conceitos matemáticos dos alunos.
Descrição: MELO, A. T. Uma experiência de ensino e aprendizagem de matemática com o uso da calculadora no 9°ano do ensino fundamental. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13330
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexsandra Trigueiro de Melo.pdfPDF - Alexsandra Trigueiro de Melo1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.