Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13383
Título: Balanced scorecard (BSC): aplicabilidade no Hospital e Maternidade Alice de Almeida no município de Sumé/PB.
Autor(es): Farias, Silvia Laurentino de
Palavras-chave: Balanced Scorecard (BSC)
Contabilidade gerencial
Hospital e Maternidade Alice de Almeida
Data do documento: 5-Abr-2017
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar a experiência de implementação da ferramenta Balanced Scorecard (BSC), no Hospital e Maternidade Alice de Almeida – HMAA, localizado no município de Sumé na Paraíba. O êxito da aplicação da ferramenta justificou-se pelos desafios enfrentados pela entidade em manter a qualidade de seus serviços, foi o que motivou a administração a utilizar esse método proposto por Kaplan e Norton autores condutores da pesquisa. Como coleta de dados aplica questionário composto de questões fechadas a um universo de 30 funcionários e 100 usuários do hospital. Realizou-se a análise dos dados por meio da abordagem quantitativa onde os mesmos se evidenciam por meio de gráficos. Concluiu-se que a aplicação do BSC fomentou mudanças, compreensões e apontou novos rumos e perspectivas para a gestão do Hospital e Maternidade Alice de Almeida, tais como a necessidade de um planejamento mais concreto com estabelecimento de missões, metas, tendo por base o envolvimento e a opinião dos diversos colaboradores e usuários.
Descrição: FARIAS, S. L. Balanced scorecard (BSC): aplicabilidade no Hospital e Maternidade Alice de Almeida no município de Sumé/PB. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13383
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvia Laurentino de Farias.pdfPDF - Silvia Laurentino de Farias1.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.