Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13385
Título: A importância da geografia cultural na leitura de vida do povo: os grupos de danças na festa Nossa Senhora do Rosário um estudo de caso
Autor(es): Ferreira, João da Silva
Palavras-chave: Geografia Cultural
A festa na Religiosidade
Difusão da Cultural
Data do documento: 24-Abr-2017
Resumo: Ciência Geográfica vem se mostrando como um campo do conhecimento que busca compreender o mundo e suas contradições veiculadas com as relações sócio espaciais, apropriação e uso do ambiente. O pensamento humanista se expressa na valorização do espaço vivido, visto como lugar significativo e valorizado. Os Geógrafos humanistas buscaram analisar a relação homem natureza por intermédio da valorização do lugar como o conceito chave. Nessa perspectiva, o homem não apenas vê, mas atribui valor as coisas que o cercam, e no bojo dessa relação é que está a sua apreensão do espaço. A memória social que permite a transmissão das tradições por meio das experiências compartilhadas ao longo dos anos, bem como a produção dos sentidos que são compartilhados, como um processo ativo e dinâmico, fruto das relações de poderes já instituídos que constrói aquilo que reconhecemos como parte da cultura humana. Dessa forma ter a Geografia Cultural como base deste trabalho foi muito enriquecedor para se compreender cientificamente a importância dos grupos de dança que se apresentam durante a festa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A dança é um símbolo religioso que representa parte da história de um povo de fé, que emergiu de uma luta incansável para manter sua cultura, sua étnia. O objetivo da abordagem cultural é entender a experiência dos homens na sociedade, bem como compreender a significação que estes impõem ao lugar onde vivem e o sentido dado vivenciado no momento do ritual. O tipo de pesquisa usado foi à participativa-descritiva tendo como método o estudo de caso. A abordagem cultural integra as representações mentais e as reações subjetivas no campo da pesquisa geográfica, por isso a consideramos, importante para ser estudada e apresentar a sociedade os contextos sociais, culturais que fizeram a histórias de vida do lugar, da comunidade. Este trabalho busca mostrar a riqueza da diversidade do folclore que esta presente no contexto da festa de Nossa Senhora do Rosário, em Pombal. Apresenta os grupos dos “Negros dos Pontões”, os “Congos” e o “Reisado”. Procura retratar a importância dos festejos para o povo da cidade de Pombal através do enfoque cultural na religiosidade. Enfoca a Geografia Cultural, que tem dado a importância aos lugares, as vidas que se movimentam e difunde sua arte de forma viva e ritualística.
Descrição: FERREIRA, J. S. A importância da geografia cultural na leitura de vida do povo: os grupos de danças na festa Nossa Senhora do Rosário um estudo de caso. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13385
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João da Silva Ferreira.pdf1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.