Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13391
Título: O empregador e algumas observações que comprometem a segurança jurídica na relação de trabalho
Autor(es): Sousa, Adaílson Alves de
Palavras-chave: Relação de trabalho
Legislação pertinente
Medida do trabalho
Data do documento: 2017
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir de maneira didática e genérica, as dificuldades encontradas na relação de trabalho, cujo efeito causa danos ao empregador, empregado e ao Estado, ou seja, a sociedade como um todo. Faremos uma revisão da literatura com base em elementos de Instituto de Direito estrangeiro permitindo um olhar comparado do mesmo. Entretanto, demonstraremos pontos conflituosos entre as partes tais como: empregador e a segurança jurídica, empregado e o excesso de assistencialismo do Estado e a falta de políticas públicas com intuito de sanar os problemas na medicina do trabalho, todos embasados na Constituição Federal, lei nº 8.213, Código Civil, CLT. Sob uma perspectiva ampla da literatura contemporânea o presente trabalho não tem o objetivo de legislar, porém constatar cotidianamente os gargalos encontrados pelos atores envolvidos neste sistema tão complexos pelo qual se submete em especial o empregador, tendo em vista ser parte mais cobrada na relação. Abordamos temas de suma importância para a economia. Nota-se a necessidade de flexibilização da legislação trabalhista brasileira com leis voltadas para a corresponsabilidade entre as partes, obtendo com isso, resultados positivos na relação de trabalho. O direito só é direito quando entendido desde uma visão holística sendo indispensável à reflexão dos diferentes pontos de vista e interesses envolvidos. Desde modo o exercício da reflexão nos convida a ponderar e questionar verdades que podem parecer, em princípio, inquestionáveis.
Descrição: SOUSA, A. A. de. O empregador e algumas observações que comprometem a segurança jurídica na relação de trabalho. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13391
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adaílson Alves de Sousa.pdfAdaílson Alves de Sousa632.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.