Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13393
Título: O direito de greve do servidor público
Autor(es): Santos, Josinaldo Ferreira dos
Palavras-chave: Direito de Greve
Organização Sindical
Servidor Público
Constituição Brasileira
Data do documento: 2017
Resumo: O direito de greve nem sempre foi concedido ao servidor público que passou a ser assegurado pela Constituição em dispositivo próprio no art. 37, VII, situado no Capítulo que trata da Administração Pública. Para legitimar a instauração da greve é necessário que a mesma esteja organizada junto à organização sindical dos trabalhadores, visto que se trata de direito coletivo, o artigo 8º da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988 estabelece que nas negociações coletivas é obrigatória a participação do sindicato profissional. Quanto ao Regime jurídico dos servidores públicos podemos definir como sendo o conjunto de princípios e regras referentes a direitos, deveres e demais normas que regem a sua vida funcional. A lei que reúne estas regas é denominada de Estatuto e o regime jurídico passa a ser chamado de Regime Jurídico Estatutário. A falta de regulamentação do direito de greve do servidor público é um caso típico de inconstitucionalidade por omissão, onde o Estado permanece inerte diante de uma determinação da Constituição Federal de 1988. Portanto, é um caso de se fazer valer do Mandado de Injunção como instrumento capaz de sanar tal problemática, hoje também regulamentado pela lei 13300/2016. Há casos em que se encontra colisão de normas constitucionais em relação ao direito de greve e caberá ao intérprete o dever de harmonizar a tensão e assegurar que os servidores públicos não sejam prejudicados e essa harmonia deverá ter a participação de todos os envolvidos para assegurar que nenhuma das partes sejam prejudicadas e assim fazer valer a democracia.
Descrição: SANTOS, J. F. dos. O direito de greve do servidor público. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13393
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josinaldo Ferreira dos Santos.pdfJosinaldo Ferreira dos Santos860.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.