Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1343
Título: Um estudo sobre a agressividade na escola atual: casos de bullying
Autor(es): Soares, Susy Alves
Palavras-chave: Bullying
Violência escolar
Agressividade
Data do documento: 29-Jul-2013
Resumo: Este artigo trata de uma investigação sobre a agressividade na escola atual, sob a perspectiva do bullying; busca como objetivo geral identificar as possíveis causas do comportamento agressivo dos alunos e a forma como se apresenta na sala de aula: o Bulliyng. Incursiona sobre a agressividade e sobre os fatores que levam os alunos a se comportarem agressivamente no âmbito escolar, procurando reconhecer as causas e consequências da agressividade e em que nível ela pode se caracterizar entre as crianças. Apresenta, ainda, a importância do comprometimento tanto da escola, da família quanto da sociedade com o problema, buscando maneiras de esclarecer e informar de forma que todos se sintam responsáveis pela erradicação dessa prática nefasta em nossas escolas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão de literatura a respeito do tema, e uma pesquisa de campo com docentes do Ensino Fundamental de primeira fase que lecionam no Educandário Sonho Meu, localizado em Guarabira-PB. As principais referências teóricas foram os trabalhos de Regra (2000), Candreva et al (2009), Itani (1998), Aquino (1998), Camargo (2010) e demais estudiosos. A metodologia é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que uma série de autores concorda que o bullying é repetido, intencional, de natureza física ou psicológica e que a prática do Bullying é assunto corrente quando se trata de desrespeito à criança, enquanto cidadã; a pesquisa de campo demonstra que são perceptíveis situações de agressividade na escola pesquisada, mas não são verificados casos de bullying. Isso nos leva a concluir que a agressividade percebida pelas professoras é inerente à fase das crianças, é saudável e eventual, mas não configura bullying.
Descrição: SOARES, S. A. Um estudo sobre a agressividade na escola atual: casos de bullying. 2012. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1343
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Susy Alves Soares.pdfSusy Alves Soares500.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.