Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13465
Título: Repercussão do declínio cognitivo na capacidade funcional de idosos de zona urbana e zona rural: Um estudo comparativo
Autor(es): Torres, Tatiane Milena de Souza
Palavras-chave: Saúde do idoso
Cognição
Envelhecimento
Capacidade funcional
Data do documento: 4-Abr-2017
Resumo: O envelhecimento é uma realidade mundial nos países industrializados e nos que estão em desenvolvimento. As alterações decorrentes deste processo estão associadas aos aspectos físicos, cognitivos, condições emocionais, sociais e econômicas, e também podem ser influenciadas pela região geográfica de origem e da localização de moradia. Diante do exposto, o objetivo deste estudo é comparar a repercussão do declínio cognitivo na capacidade funcional em idosos residentes na zona urbana e na zona rural, na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro/PB. Este estudo caracterizou-se como descritivo, transversal e quantitativo, de caráter comparativo. Foram entrevistados 138 indivíduos da zona urbana e 86 da zona rural, totalizando 224 idosos. Foram utilizados para coleta de dados um questionário sociodemográfico, o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), a Escala de Atividades Instrumentais de Vida Diária de Lawton e Brody e a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UEPB nº de CAAE 59887416.4.0000.5187. Observou- se nas zonas urbana e rural, a prevalência de idosos do sexo feminino, com 60 a 69 anos, casados, residentes com familiares e/ou cuidadores, renda de 2 a 3 salários mínimos, histórico de patologias prévias, aposentados, sedentários, não fumantes e não etilistas. A baixa escolaridade predominou na população rural. Os menores escores do MEEM e da escala de Lawton foram encontrados na população rural. Conclui-se que houve diferença estatísticamente significativa quando comparados o MEEM e a escala de Lawton entre ambas as populações, porém não houve associação com sintomas depressivos. Logo, há repercussão do declínio cognitivo na capacidade funcional da população rural, quando comparados a população urbana de São Sebastião do Umbuzeiro/PB.
Descrição: TORRES, T. M. de S. Repercussão do declínio cognitivo na capacidade funcional de idosos de zona urbana e zona rural: Um estudo comparativo. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13465
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiane Milena de Souza Torres.pdfPDF - Tatiane Milena de Souza Torres8.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.