Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13472
Título: Terapia de realidade virtual não imersiva sobre a qualidade de vida na Doença de Parkinson: Estudo-piloto
Autor(es): Taveira, Raíssa Souza
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Qualidade de vida
Terapia de realidade virtual
Data do documento: 6-Abr-2017
Resumo: Introdução: A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade crônica de caráter progressivo que acomete um em cada mil indivíduos e apresenta características que afetam a qualidade de vida (QV) dessas pessoas. Objetivo: Investigar a influência do tratamento com realidade virtual não imersiva (RVNI) na qualidade de vida de indivíduos com doença de Parkinson. Método: Trata-se de uma pesquisa experimental, descritiva com abordagem quantitativa. Realizada com 6 indivíduos portadores de DP assistidos pelo SUS. Os instrumentos utilizados foram Ficha Sociodemográfica, Escala de Estágios de Incapacidade de Hoehn e Yahr modificada (HYm), Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson – UPDRS, Scales for Outcomes in Parkinson´s diasease-Cognition - SCOPA-COG e Parkinson’s Disease Questionnaire-PDQ-39. Os resultados foram analisados pelo teste de Shapiro-Wilk e, sendo a distribuição considerada normal, foram utilizadas a estatística descritiva e ANOVA para medidas repetidas, para p<0,05. Os indivíduos foram submetidos à 12 sessões de RVNI, de treinamento em dupla, três vezes por semana, durante quatro semanas, As intervenções foram precedidas de 30 minutos de alongamentos globais e exercícios de mobilidade axial, como forma de aquecimento para o treinamento com RVNI. Resultados: Foram encontradas interações significativas (p.0,017) principalmente nas variáveis: comunicação e estigma, seguidos de mobilidade e cognição. A partir dos resultados obtidos pela aplicação do protocolo de RVNI os indivíduos portadores de DP apresentaram melhora na QV.
Descrição: TAVEIRA, R. S. Terapia de realidade virtual não imersiva sobre a qualidade de vida na Doença de Parkinson: Estudo-piloto. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13472
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa Souza Taveira.pdfPDF - Raíssa Souza Taveira7.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.