Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13473
Título: Influência do exercício físico na percepção corporal em idosos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Rodrigues, Yvinna Tamiris
Palavras-chave: Idosos
Percepção corporal
Imagem corporal
Atividade física
Data do documento: 4-Abr-2017
Resumo: O aumento da longevidade e a maior expectativa de vida refletem o crescimento do contingente de idosos. É nessa etapa da vida que se concentra o momento mais dramático de mudança de percepção corporal. A não-aceitação do processo de declínio do corpo, que poderá ocorrer com o envelhecimento e a exigência social por um ideal físico difícil de ser alcançado, geram insatisfação com a aparência física. Estudar formas de minimizar a intensidade das alterações fisiológicas e o desenvolvimento de mecanismos que melhorem a satisfação e adaptação do idoso à sua condição e a criação de estratégias que promovam qualidade no envelhecimento são imprescindíveis. Objetivo: Analisar a influência do exercício na percepção da imagem corporal em idosos. Metodologia: Revisão sistemática a partir de levantamento bibliográfico realizado por meio de consulta nas bases de dados da Biblioteca Scielo Brasil, Portal de Periódicos CAPES e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Utilizou-se como critérios de inclusão: estudos sobre a temática publicados no período dos últimos cinco anos (2011 a 2016), no idioma português, oriundo de pesquisas, revisões sistemáticas, reflexões e relatos de experiência disponíveis na íntegra e no formato online. Resultados: A seleção foi realizada após leitura criteriosa dos artigos encontrados nas bases de dados, sendo selecionados apenas os que atendiam aos critérios de inclusão e exclusão deste estudo. As principais informações foram reunidas para realização de analise descritiva buscando estabelecer uma compreensão e ampliar o conhecimento sobre o tema pesquisado. No que diz respeito a amostra, os artigos foram selecionados quanto ao nível de interesse, totalizando dez artigos. Conclusão: A análise dos estudos disponibiliza evidências de que o exercício físico é um grande aliado na promoção da percepção positiva da imagem corporal. Porém, identificou-se a inexistência de um método protocolado de avaliação ou uma padronização, o que torna a investigação cada vez mais subjetiva dificultando as conclusões de como o exercício pode ser efetivo na percepção da imagem corporal no que diz respeito ao tipo de exercício e frequência de exercício mais apropriado para este fim.
Descrição: RODRIGUES, Y. T. Influência do exercício físico na percepção corporal em idosos: Uma revisão sistemática. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13473
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yvinna Tamiris Rodrigues.pdfPDF - Yvinna Tamiris Rodrigues8.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.