Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13475
Título: Síntese e avaliação da atividade antibacteriana de derivados de 2-cianoacetamida
Autor(es): Santos, Edvânia Emannuelle Pinheiro
Palavras-chave: Resistência bacteriana
Atividade antimicrobiana
Fármacos
Bactérias patogênicas
Data do documento: 29-Mar-2017
Resumo: A resistência aos antibióticos representa um grande problema de saúde pública desde a implantação da antibioticoterapia. Apesar da grande diversidade de estruturas químicas e diferentes mecanismos de ação dos antibacterianos, o tratamento de infecções causadas por bactérias resistentes tem sido cada vez mais difícil. Não há, atualmente, um único antibacteriano em uso clínico, contra o qual não exista, pelo menos, uma cepa a ele resistente. Diante disso, há uma contínua busca para o desenvolvimento de estruturas biologicamente mais ativas e, como parte desta busca, o presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de novos derivados da 2-cianoacetamida (acrilamidas substituídas), através da síntese, caracterização estrutural e avaliação de suas atividades antibacterianas in vitro, visando obter novos agentes antibacterianos mais eficazes, seguros e potentes. A obtenção destes novos derivados deu-se por meio de reação de condensação do tipo Knoevenagel entre diferentes aldeídos aromáticos substituídos e a 2- cianoacetamida. A avaliação preliminar da atividade antibacteriana foi realizada através da técnica de microdiluição em caldo de acordo com o protocolo M7-A10 (CLSI, 2016). As cepas testadas foram Staphylococcus aureus ATCC 25923, Escherichia coli ATCC 25922 e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA). Foram sintetizados seis compostos derivados da 2- cianoacetamida, apresentando rendimentos que variaram entre 26,87% e 78,50%, sendo um deles, o EE04, caracterizado por RMN de H e RMN de 13C DEPT-Q. No RMN DE 1H, o espectro obtido observamos sinais de deslocamento químico característicos, tais como o do CH metilênico em 8.32 ppm, sendo o principal sinal esperado da reação de condensação, além dos sinais aromáticos, e o RMN de 13C, o espectro apresentou sinais característicos dos 6 carbonos quaternários e 4 terciários existentes na molécula, evidenciando assim, o sucesso da síntese. Todos os compostos apresentaram atividade significativa para a cepa de S. aureus ATCC, Gram positiva, com valor de CIM mínimo de 64 µg/ml para o composto EE04, e máximo de 512 µg/ml para os compostos EE02 e EE06. Já para a cepa de E. coli ATCC, Gram negativa, apenas os derivados EE01 e EE02 apresentaram boa atividade com CIM de 64 µg/ml e 128 µg/ml, respectivamente. Para a cepa de S. aureus resistente à meticilina, os compostos EE01 e EE02 mantiveram a atividade inibitória, com uma CIM de 64 µg/ml, esta cepa também apresentou inibição no composto EE03, apresentando a melhor CIM, com uma concentração de 32 µg/ml. Estes resultados se apresentam promissores para os novos candidatos a protótipos de fármacos antibacterianos.
Descrição: SANTOS, E. E. P. Síntese e avaliação da atividade antibacteriana de derivados de 2-cianoacetamida. 2017. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13475
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvânia Emannuelle Pinheiro Santos.pdfPDF - Edvânia Emannuelle Pinheiro Santos12.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.