Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13476
Título: Adesão dos usuários idosos ao Sistema Hiperdia e ao tratamento para controle da diabetes mellitus e hipertensão arterial – Revisão integrativa
Autor(es): Silva, Daniela Thais Lima
Palavras-chave: Idosos
HiperDia
Hipertensão arterial
Diabetes mellitus
Data do documento: 21-Dez-2016
Resumo: O envelhecimento é um processo natural do organismo que vem acompanhado, por modificações biopsicossociais, que afetam o estilo de vida mantido na fase adulta. Algumas dessas modificações se devem aos maus hábitos alimentares, ao sedentarismo, ao tabagismo, e podem resultar em algum tipo de doença crônica, como o Diabetes Mellitus (DM) e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Estas doenças podem desencadear complicações importantes. Para evitar tais complicações é importante que se faça o acompanhamento e controle, o qual é disponibilizado na Atenção Primária, através do Sistema HiperDia. O presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão da literatura, buscando identificar a frequência dos idosos para realização do controle da HAS e DM, e as possíveis dificuldades que estes encontram para adesão ao tratamento. Este estudo é uma revisão integrativa na qual a busca de artigos foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), da Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Medline; e na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram encontrados 17 artigos, depois de avaliados os critérios de inclusão e exclusão foram escolhidos 06 artigos. Ao final desta revisão foi concluído que os usuários do HiperDia não estão realizando as consultas médicas e/ou de enfermagem de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde, além disso, as dificuldades apresentadas pelos entrevistados, relacionadas a falta de medicamentos, impedem que realizem o tratamento e compareçam à unidade.
Descrição: SILVA, D. T. L. Adesão dos usuários idosos ao Sistema Hiperdia e ao tratamento para controle da Diabetes mellitus e Hipertensão arteria: Revisão integrativa. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13476
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Thais Lima Silva.pdfPDF - Daniela Thais Lima Silva5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.