Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorIrineu, Angela Mérici Vasconcelos-
dc.date.accessioned2013-07-29T16:31:34Z-
dc.date.available2013-07-29T16:31:34Z-
dc.date.issued2013-07-29-
dc.identifier.otherCDD 371.207-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1347-
dc.descriptionIRINEU, A. M. V. Gestão democrática da escola: o desempenho do gestor em meio às relações político-pedagógicas do coletivo docente. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda as questões políticas e pedagógicas que envolvem as relações do corpo docente das escolas públicas com os gestores, para se ter um entendimento mais profundo sobre de que forma essas relações interferem na efetiva implantação da gestão democrática, a qual é de grande relevância para um desenvolvimento eficaz dos educandos da sociedade contemporânea. Analisa, ainda, o papel do gestor no sentido de garantir a participação da comunidade escolar nas decisões de âmbito pedagógico, financeiro e administrativo trazendo os diversos instrumentos que favorecem esta participação. A partir de pesquisas e análises desencadeou-se um conhecimento e entendimento mais amplo do percurso da gestão democrática na escola, de acordo com o processo histórico e as relações que a envolve, o presente artigo também apresenta as contribuições expostas pela a gestão participativa para a melhoria do desempenho organizacional e funcional da escola. Assim, este estudo procurou mostrar como a gestão democrática permeia o âmbito educacional, pois, embora já tenham acontecido importantes avanços, ainda existe uma necessidade de aprofundar o entendimento em torno da temática, ampliando conhecimentos e unindo esforços na luta por uma efetiva gestão democrática, a qual é fundamental para uma educação de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Otávio da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectComunidade escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleGestão democrática da escola: o desempenho do gestor em meio às relações político-pedagógicas do coletivo docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angela Mérici Vasconcelos Irineu.pdfAngela Mérici Vasconcelos Irineu477.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.