Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13492
Título: Resoluções de equações de 5° grau via congruências.
Autor(es): Luiz Lima de Oliveira Junior
Oliveira, Misaelle do Nascimento
Palavras-chave: Equações de congruências
Teorema de Lagrange
Polinômios
Data do documento: 27-Jul-2011
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo determinar soluções para equações de congruência de grau menor do que ou igual a 5, ou seja, encontrar soluções ou raízes de polinômios de 5º grau via congruências. Como suporte à pesquisa, apresentamos inicialmente os conceitos básicos do tema, que se configuram como técnicas, definições e resultados primordiais para o desenvolvimento da pesquisa em tela. Posteriormente, citamos as congruências lineares e os sistemas lineares que servem para encontrar concomitantemente uma solução única para várias equações de congruência. Para o desenvolvimento do trabalho, adotamos uma metodologia na qual foram coletadas obras bibliográficas e documentos eletrônicos disponíveis na internet sobre o assunto. Após a sondagem, efetuamos uma pesquisa exploratória sobre o objeto a ser estudado, a fim de selecionarmos as que mais se adequavam a realização da monografia, que serviram como alicerça para concretização da mesma. Ao término do trabalho, concluímos que através do algoritmo é possível encontrar soluções para equações de congruência de grau menor que ou igual a 5. Contudo, vale ressaltar que não é possível, pelo mesmo algoritmo, determinar a quantidade das soluções.
Descrição: OLIVEIRA, M. N. Resoluções de equações de 5° grau via congruências. 2011. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13492
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Misaelle do Nascimento Oliveira.pdfPDF - Misaelle do Nascimento Oliveira14.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.