Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13497
Título: Caracterização dos procedimentos realizados na clínica do aprofundamento em cirurgia odontológica de uma universidade pública brasileira
Autor(es): Soares, Yslávia Prisccilla
Palavras-chave: Terceiro molar
Extração dentária
Dente supranumerário
Procedimentos odontológicos
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: Hoje em dia procura-se preservar o elemento dentário e mantê-lo na cavidade oral, porém muitas vezes a sua remoção é inevitável. Muitas exodontias são realizadas, assim como outros procedimentos cirúrgicos, com diversas finalidades. Este trabalho avaliou os prontuários dos pacientes atendidos no Departamento de Odontologia, nas clínicas escolas da Universidade Estadual da Paraíba Campus I, no período de 2009 a 2016, tendo como objetivo a caracterização dos tipos de procedimentos e as intercorrências ocorridas no trans-operatório. Foram coletados dados referentes ao sexo, idade, vícios, complicações sistêmicas, tipos de procedimentos, tipos de medicações prescritas e intercorrências, de uma amostra de 1283 prontuários. Foram incluídos pacientes com idade entre 02 e 88 anos de acordo com os critérios de inclusão. Do total da amostra as enfermidades e complicações sistêmicas aparecem em 32,42% dos casos. Já os tipos de procedimentos foram observados, exodontias simples em 64,22%. As principais medicações prescritas foram: Nimesulida 36,07%, Dipirona Sódica 34,09%, e Amoxicilina 18,98%. Foi observado um total de 13 intercorrências. Já o vício mais frequente foi o tabaco. A faixa etária mais frequente é 20 – 29 anos, com predominância do sexo feminino. As exodontias simples aparecem com maiores frequência. Observa-se predominância de doenças sistêmicas entre elas, hipertensão. Diante dos fatos é importante uma anamnese acurada, seguida de conhecimentos técnicos e planejamento cirúrgico (através de exames laboratoriais e radiográficos).
Descrição: SOARES, Y. P. Caracterização dos procedimentos realizados na clínica do aprofundamento em cirurgia odontológica de uma universidade pública brasileira. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13497
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yslávia Prisccilla Soares.pdfPDF - Yslávia Prisccilla Soares6.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.