Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13505
Título: Perfil fitoquímico e atividades antifúngica e citotóxica in vitro da Schinnus terebintifolius Raddi
Autor(es): Silva, Priscilla Guimarães
Palavras-chave: Citotoxicidade
Atividade antimicrobiana
Aroeira-da-praia
Plantas medicinais
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: A incidência da candidose, o limitado arsenal de antifúngicos, associado ao expressivo índice de toxicidade e de resistência microbiana, desperta a necessidade de novas alternativas terapêuticas para o tratamento desta infecção. Para tal, destacam-se as plantas medicinais, dentre as quais foi selecionada a Schinus terebinthifolius Raddi, conhecida popularmente como aroeira-da-praia. Este estudo analisou a composição química do óleo essencial dos frutos verdes da S. terebinthifolius e avaliou, in vitro, suas atividades antimicrobiana e citotóxica sobre células tumorais e não tumorais humanas. A análise fitoquímica foi realizada por Cromatografia Gasosa com Espectrometria de Massa (CG-EM). A atividade antifúngica foi avaliada pela técnica da microdiluição em caldo, com determinação da concentração inibitória mínima (CIM), seguida da Concentração Fungicida Mínima (CFM). A citotoxicidade foi em culturas de células tumorais e não tumorais humanas, incluindo viabilidade celular em macrófagos RAW 264.7. O óleo essencial apresentou como compostos majoritários os terpenos: alfa- felandreno, beta-felandreno, alfa-pineno e germacreno D, e inibiu o crescimento da Candida albicans a partir da concentração de 1000µg/mL. Permitiu a viabilidade celular até a concentração de 62,5μg/mL e apresentou atividade citostática inespecífica para todas as linhagens tumorais, sem evidências de atividade citocida até a concentração de 250 μg/mL. O óleo essencial dos frutos verdes da S. terebinthifolius caracterizou-se pela presença marcante de terpenos, do seu potencial antifúngico frente a C. albicans e baixa citotoxicidade. Pode representar uma fonte promissora de princípios ativos para o desenvolvimento de medicamentos ou formulações para o tratamento da candidose.
Descrição: SILVA, P. G. Perfil fitoquímico e atividades antifúngica e citotóxica in vitro da Schinnus terebintifolius Raddi. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13505
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscilla Guimaraes Silva.pdfPDF - Priscilla Guimarães Silva9.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.