Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13508
Título: Prevalência de sobrepeso e obesidade relacionados aos níveis de atividade física de professores
Autor(es): Odon, Camila da Costa Oliveira
Palavras-chave: Obesidade
Sobrepeso
Atividade física
Professores
Data do documento: 10-Abr-2017
Resumo: A tendência de uma progressiva diminuição da atividade física diária e de mudanças nos hábitos alimentares da população nas ultimas décadas converge para o aumento no número de casos de sobrepeso e obesidade. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi identificar a prevalência de sobrepeso e obesidade em professores e analisar sua relação com os níveis de atividade física dessa população. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, de caráter transversal, realizado em cinco escolas da rede pública de ensino, com 50 professores, sendo 39 do sexo feminino e 11 do sexo masculino, com idade entre 23 e 61 anos, da cidade de Araruna-PB. Para determinar o sobrepeso e a obesidade foi utilizado o índice de massa corporal (IMC) e a circunferência abdominal e para determinar o nível de atividade física foi utilizado Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Os resultados mostraram que o IMC dos participantes estava entre 20,8 e 40,2 (média 26,8, ± 4,2) e a circunferência abdominal entre 67 cm e 116 cm (média 89,2 ± 10,5). De acordo com os resultados apresentados, com base no IMC, 36% dos participantes estavam com peso normal, 44% com sobrepeso e 20% com algum grau de obesidade. Com base na circunferência abdominal, 32% apresentaram risco de complicações metabólicas aumentado e 38% risco de complicações metabólicas aumentado substancialmente. O nível de atividade física mostrou que 2% encontravam-se sedentários, 36% irregularmente ativos e 50% ativos ou muito ativos. Conclui-se que é preciso ações de incentivo para redução da massa corporal da população docente.
Descrição: ODON, C. da C. O. Prevalência de sobrepeso e obesidade relacionados aos níveis de atividade física de professores. 2017. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13508
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila da Costa Oliveira Odon.pdfPDF - Camila da Costa Oliveira Odon5.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.