Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13515
Título: Dificuldades sobre a aplicação da regra número 11 do futebol profissional: O impedimento. Uma análise multidisciplinar
Autor(es): Albuquerque, Mayra Marta de Oliveira
Palavras-chave: Futebol
Regras do futebol
Impedimento
Arbitragem
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: Esse trabalho é uma atividade pedagógica que através de um estudo multidisciplinar reflete sobre as dificuldades existentes na aplicação da regra número 11 do futebol profissional, o impedimento. Primordialmente avaliamos o grau de entendimento da regra e sua logística através dos conceitos gerais da redação técnica investigando como um assistente de arbitragem de futebol encontra-se na presença de três condições coerentes entre si e interdependentes, onde cada uma considera a existência da outra para enfim, ter que tomar uma decisão em frações de segundos. O estudo agrega diversas percepções através de discussões das respectivas áreas do conhecimento, como a Educação Física, a Matem ática, a Física, que determinam que este fenômeno é fator comum entre o mundo da arbitragem esportiva no geral, e as falhas que estão sujeitas a ocorrer mesmo na utilização de dispositivos eletrônicos para analisar cada lance das partidas. Em fatos reais de partidas oficiais de futebol profissional, que ocorrem em diferentes cidades, estados, países, horários e datas e por diferentes equipes de jogadores e de arbitragem, observamos a impessoalidade da regra e comprovamos através da estatística a incidência de “erros”, descartando qualquer tipo de dolo. Contudo, entendemos que não é pelo desconhecimento e desentendimento da regra o fator principal para que o assistente tome sua decisão de forma condizente à mesma, mas sim, pelo fato da impossibilidade de atender na íntegra o rigor da mesma.
Descrição: ALBUQUERQUE, M. M. de O. Dificuldades sobre a aplicação da regra número 11 do futebol profissional: O impedimento. Uma análise multidisciplinar. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13515
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayra Marta de Oliveira Albuquerque.pdfPDF - Mayra Marta de Oliveira Albuquerque14.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.