Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13535
Título: Nome-do-pai: Ontem e hoje
Autor(es): Rodrigues, Paloma de Araújo
Palavras-chave: Função do pai
Psicanálise
Constituição do sujeito
Psiquismo
Data do documento: 24-Abr-2017
Resumo: Neste trabalho foi elaborado um breve apanhado histórico acerca da função do Pai, desde a Psicanálise de Freud, até Lacan, tendo em vista a importância deste conceito, Nome-do-Pai, no campo psicanalítico, devido a sua significação na constituição do sujeito e seu impacto no psiquismo. Considerando que Freud institui o pai como figura de protagonismo em dois de seus conceitos mais importantes, Complexo de Édipo e Castração, fez-se necessário observar as modificações que esta figura sofreu durante o tempo, e de que maneira vem sendo teorizada na Psicanálise. A partir do ensino de Lacan foi possível compreender a função do Pai, ou como o mesmo nomeia, o Nome-do-Pai, e também observar através da psicanálise lacaniana, a pluralização do Nome-do-Pai e ponderar os prováveis efeitos nas novas formações subjetivas e um modo possível de operar da Psicanálise na contemporaneidade.
Descrição: RODRIGUES, P. de A. Nome-do-pai: Ontem e hoje. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13535
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paloma de Araújo Rodrigues.pdfPDF - Paloma de Araújo Rodrigues7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.