Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13541
Título: Avaliação da qualidade microbiológica de sucos in natura comercializados em lanchonetes de uma universidade pública da cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Girlênia dos Santos
Palavras-chave: Suco de fruta
Análise microbiológica
Condições higiênico-sanitárias
Análise de alimentos
Doenças transmitidas por alimentos
Data do documento: 20-Abr-2017
Resumo: Atualmente o número de refeições servidas fora de casa tem crescido muito e consequentemente o surgimento de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). O comércio de refeições prontas e lanches nas universidades ocorrem predominantemente em lanchonetes. Na grande maioria, esses estabelecimentos não possuem estruturas físicas adequadas e nem pessoas capacitadas, podendo apresentar um maior risco de veiculação de DTAs. A comercialização informal de sucos de frutas in natura tem crescido muito nos últimos anos. Geralmente os mais consumidos pela população são os cítricos por serem ricos em vitaminas. Para os sucos in natura produzidos manualmente empregam-se o uso de máquinas e utensílios que em sua grande maioria não são higienizados corretamente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica dos sucos de laranja e manga in natura comercializadas em três lanchonetes fixas de uma universidade pública da cidade de Camina Grande, no estado da Paraíba. Os microrganismos pesquisados foram: coliformes a 35ºC e 45ºC, E. coli; contagem total de bactérias heterótrofas mesófilas; bolores e leveduras e salmonella spp. A maioria das amostras analisadas encontrou-se fora dos padrões de acordo com a Resolução – RDC nº 12, de 02/01/2001. A lanchonete 1 apresentou resultado satisfatório quando comparada as demais, porém as informações alcançadas neste trabalho revelam que os sucos não se mostraram próprios para o consumo, podendo desencadear causas de infecções de origem alimentar. Desta forma, é necessário a capacitação e treinamento dos funcionários das referidas lanchonetes, de forma a garantir a qualidade da alimentação fornecida para seus consumidores melhorando assim o funcionamento dessas unidades.
Descrição: SILVA, G. dos S. Avaliação da qualidade microbiológica de sucos in natura comercializados em lanchonetes de uma universidade pública da cidade de Campina Grande – PB. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13541
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Girlênia dos Santos Silva.pdfPDF - Girlênia dos Santos Silva4.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.