Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13545
Título: Satisfação do discente de Fisioterapia com a sua formação acadêmica
Autor(es): Silva, Estefânia Carla Gonçalves da
Palavras-chave: Satisfação do discente
Graduação em Fisioterapia
Formação acadêmica
Data do documento: 5-Abr-2017
Resumo: Introdução: O curso de graduação se constitui como um ambiente capaz de interferir de forma positiva ou negativa no processo de construção acadêmica e de formação profissional. Deste modo, torna-se fundamental conhecer como o discente vivencia a satisfação com o curso, uma vez que ao não se mostrar satisfeito, podem ser identificadas fontes de desinteresse, sofrimento e estresse, com possíveis repercussões em sua vida acadêmica e seu futuro profissional, podendo acarretar inclusive a desistência do curso. Objetivo: O presente estudo propôs avaliar o grau de satisfação do discente de Fisioterapia com a sua formação acadêmica. Metodologia: A pesquisa teve abordagem quantitativa e o tipo de estudo foi transversal e descritivo. A população foi constituída por acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a amostra composta por 100 acadêmicos, dez de cada período letivo, escolhidos de forma aleatória e por conveniência. Foi utilizado para a coleta de dados dois questionários, um para os dados sócio-demográficos e acadêmicos e o outro para os dados sobre o grau de satisfação com o curso, a Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA). Os dados obtidos foram processados e apresentados através de tabelas e gráficos utilizando-se o programa Microsoft Excel e Word versão 2010. Resultado e Discussão: Participaram do estudo 100 discentes, com idades entre 18-30 anos, havendo maior expressão do sexo feminino (84%) e de renda familiar até três salários mínimos (76%). Observou-se que 97% dos pesquisados pretendem continuar sua formação acadêmica, mas que nos três constructos examinados, satisfação com o curso, oportunidade de desenvolvimento e satisfação com a instituição, os mesmos encontram-se nem satisfeito/nem insatisfeito com o curso, porém a oportunidade de desenvolvimento obteve menor média. Conclusão: Os resultados permitiram observar a necessidade de melhorias no cenário investigado, em especial, na proposta metodológica, estrutura física e organizacional do curso, visto que o grau de satisfação do acadêmico aponta para o ensino de qualidade e a formação de profissionais preparados para as circunstâncias que a vida proporciona.
Descrição: SILVA, E. C. G. da. Satisfação do discente de Fisioterapia com a sua formação acadêmica. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13545
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estefânia Carla Gonçalves da Silva.pdfPDF - Estefânia Carla Gonçalves da Silva12.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.