Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1355
Título: O coordenador pedagógico no Programa Brasil Alfabetizado: desafios e contribuições
Autor(es): Belo, Josefa Erigra
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Programa Brasil Alfabetizado
Coordenador
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar a identidade e o papel do coordenador a partir de suas contribuições e limitações na prática educativa dentro do Programa Brasil Alfabetizado. Sabemos que o coordenador é muito importante durante o processo de alfabetização e que sua relação com o alfabetizador tem grande relevância no processo de aprendizagem para que seja garantido o saber do alfabetizando. Sua presença é igualmente necessária durante o processo de formação continuada garantindo os novos saberes e o acompanhamento pedagógico. O objeto de pesquisa foi motivado a partir do interesse de conhecer o papel do coordenador, cujo profissional parecia ter presença recente no âmbito de um programa de alfabetização criado pelo Presidente Lula e desenvolvido pelo MEC para um grupo historicamente excluído do processo de escolarização, público alvo de discriminações históricas, tendo como objetivo a erradicação do analfabetismo em todo o país. Para fundamentar as questões levantadas o estudo foi feito a partir de uma pesquisa com coordenadores e professores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) no município de Guarabira, tendo como referência teórica Di Pierro (2005), Haddad (2000), Libâneo (2007 e 2008), Paiva (1987 e 2003), entre outros que também contribuíram para este estudo.
Descrição: BELO, J. E. O coordenador pedagógico no Programa Brasil Alfabetizado: desafios e contribuições. 2012. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1355
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josefa Erigra Belo.pdfJosefa Erigra Belo791.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.