Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13557
Título: Um sistema de apoio a decisão para detecção de problemas urbanos para a cidade de Campina Grande
Autor(es): Guimarães, Daniel Marques Vasconcelos
Palavras-chave: Problemas urbanos
Sistema de informação
Mapeamento urbano
Gestão municipal
PHP
Data do documento: 25-Mai-2017
Resumo: Nos dias atuais os Sistemas de Informação estão cada vez mais presentes em todas as áreas cuja necessidade se torna imprescindível com a informatização dos sistemas que antes utilizavam métodos manuais escritos e que se deterioram ao decorrer do tempo. Embora os problemas ambientais urbanos não sejam recentes, somente nas últimas décadas começaram a fazer parte da consciência pública, sobretudo em função da escala e da gravidade por eles assumidas. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Sistema de Apoio à Decisão para o mapeamento, análise e auxílio na resolução dos problemas urbanos da cidade de Campina Grande, sendo um protótipo inicial que servirá para auxiliar os gestores municipais. A solução desenvolvida foi o sistema CGEO, um sistema web para detecção de problemas urbanos pela população. O sistema foi desenvolvido baseado no paradigma funcional utilizando a linguagem de programação PHP juntamente com as ferramentas de geolocalização e geocodificação do Google Maps Javascript API, possibilitando a visualização dos problemas dentro da visualização das ruas do Google Maps, como também fora através dos mapas. A avaliação do sistema foi feita diretamente pelos usuários que reportaram erros, melhorias e sugestões. Os resultados da avaliação mostraram que o problema urbano mais notado pela população é o de roubos e furtos, acompanhado por problemas da área de transporte, também é alarmante que os problemas da área de saúde e educação, sejam os menos perceptíveis diante da população da cidade de Campina Grande.
Descrição: GUIMARÃES, D. M. V. Um sistema de apoio a decisão para detecção de problemas urbanos para a cidade de Campina Grande. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13557
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Marques Vasconcelos Guimarães.pdfPDF - Daniel Marques Vasconcelos Guimarães31.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.