Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13574
Título: O protocolo como instrumento de políticas públicas
Autor(es): Vieira, Américo Augusto Nogueira
Palavras-chave: Arquivologia
Gestão de Documentos
Protocolo
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: O trabalho centra-se nos diálogos entre a Arquivologia e o Direito no cumprimento dos princípios constitucionais da celeridade, eficiência e legalidade, junto à administração pública, no que diz respeito à atividade protocolo, portanto como política pública. Na introdução, opta-se por visão garantista como premissa, faz-se síntese sobre a história da atividade protocolo e, após, realizam-se as considerações jurídicas necessárias à gestão documental. A pesquisa, de base bibliográfica e documental, desenvolveu-se com base multidisciplinar voltada aos diálogos entre o Direito, Ciência da Informação e Administração Pública, visando ampliar e aprofundar tais interfaces. Ao final, conclui-se que a gestão documental e a Arquivologia podem e devem colaborar com as Ciências Jurídicas na construção de um verdadeiro Estado de Direito, ao buscar o cumprimento dos dispositivos legais de nosso ordenamento jurídico e ser um instrumento no aperfeiçoamento da máquina pública.
Descrição: VIEIRA, A. A. N. O protocolo como instrumento de políticas públicas. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13574
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Américo Augusto Nogueira Vieira.pdfAmérico Augusto Nogueira Vieira1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.