Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Terezinha de Jesus Oliveira-
dc.date.accessioned2017-07-24T13:09:40Z-
dc.date.available2017-07-24T13:09:40Z-
dc.identifier.issnCDD 371.58-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13576-
dc.descriptionBARBOSA, Terezinha de Jesus Oliveira. Relatos e diagnósticos acercados em decorrência da formação docente - PAFOR: Campina Grande-PB. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA escola é um espaço formador de cidadãos que integram a sociedade em que se vive, daí deve-se primar pelo desempenho de suas atividades de modo a dar eficácia a educação que lhe é peculiar. Neste sentido, o professor deve tomar consciência de seu papel como educador, refletindo sobre suas ações com vista das implicações na vida cotidiana dos alunos. Para compreender a situação de aprendizagem desse sujeito, individualmente ou em grupo, dentro de seu próprio contexto, Jorge Visca colabora de maneira significativa com o avanço da psicopedagogia, que influencia decisivamente na história à luz da epistemologia convergente. Assim a avaliação psicopedagógica investiga processos de aprendizagem de indivíduos e/ou grupos. Para constatar essa realidade foi realizada uma pesquisa em uma escola pública em Campina Grande – PB, com o objetivo de investigar o motivo da indisciplina que reina na instituição por parte da maioria dos alunos e que prejudica o processo de ensino e aprendizagem de todo alunado. Na pesquisa se buscou levantar a formação e a satisfação do professor. Foi observado as metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula. Se obteve informações através de entrevistas e questionários com perguntas pré-estabelecidas, aplicados tanto aos professores como aos alunos. Percebeu-se nos resultados que a maioria dos professores encontram-se desmotivados para o desempenho de suas atividades profissionais, a desmotivação também se estende a uma boa parte dos alunos, não sendo demais dizer que atinge sua totalidade, sendo necessárias ações urgentes que revertam tal situação para dar eficácia ao processo ensino aprendizagem, formando cidadãos integralmente, para conviverem em sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: João Damascenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectDesmotivaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação psicopedagógicapt_BR
dc.titleRelatos e diagnósticos acercados em decorrência da formação docente - PAFOR: Campina Grande-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Terezinha de Jesus Oliveira Barbosa.pdfPDF - Terezinha de Jesus Oliveira Barbosa380.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.