Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1364
Título: O lúdico e a promoção de educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental I
Autor(es): Leiros, Alaíne Nascimento de
Palavras-chave: Educação ambiental
Lúdico
Espaço escolar
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: Este trabalho se submeteu a promover a educação ambiental no espaço escolar através do lúdico, bem como refletir sobre as possíveis maneiras de se aplicar as temáticas ambientais em sala de aula. O termo Educação Ambiental, atualmente vem sendo muito popularizado em todos os níveis sociais, devido à urgência e a necessidade de se preservar o meio em que vivemos, porém essa expressão atrelada ao conceito da educação iniciou o seu fortalecimento por volta da década de setenta. Este estudo envolveu crianças de 9 a 12 anos de idade, as observações participativas e as entrevistas realizadas permitiram analisar como as professoras e alunos compreendem o ambiente em que vivem em relação aos resíduos sólidos e as suas utilidades, tomando como base a realidade do publico alvo. A colaboração do espaço escolar desempenhou papel considerável para a inserção da educação ambiental através do lúdico, ressaltando que é possível formar cidadãos e sensibilizá-los para a situação socioambiental que atualmente vivemos. Por intermédio da Educação ambiental é possível lutar por uma sociedade mais prudente e de qualidade, mesmo compreendendo que o processo do fortalecimento da Educação Ambiental no Brasil continua sendo muito extenso, ainda assim, é imprescindível a colaboração de todos, que segue desde as autoridades até a contribuição individual e coletiva da população.
Descrição: LEIROS, A. N. de. O lúdico e a promoção de educação ambiental nas séries finais do ensino fundamental I. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1364
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alaíne Nascimento de Leiros.pdfAlaíne Nascimento de Leiros1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.