Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1366
Título: O projeto político-pedagógico: o elemento essencial para a organização do espaço escolar
Autor(es): Rodrigues, Paula Martiniano
Palavras-chave: Projeto político pedagógico
Gestão democrática
Gestão escolar
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: Nas últimas décadas surgiram novas metodologias na tentativa de qualificar o ensino.Será nessa visão que focaremos o tema do PPP, um tema de grande relevância para a organização escolar; ele é sem duvida uma forma para realizar a prática pedagógica. Uma das perspectivas democráticas já consideradas é a necessidades de a escola repensar sua organização e o PPP deve ser a síntese dos objetivos da escola, sociais, políticos, metodológicos etc. O presente trabalho tem como objetivo abordar o Projeto Político-Pedagógico e sua construção no espaço escolar a partir da interação com os responsáveis pela sua construção que são: professores, gestores, pais, alunos, ou seja, todos que fazem parte da escola. Teve como campo de pesquisa a escola Joaquim Braz Pereira, retratando o tempo de aluna e agora como pesquisadora, para tentarmos entender o porquê de o PPP ainda estar em construção. Para realizar tal tarefa buscamos o auxilio teórico na autora Ilma Passos Veiga. A pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa e se aproxima da pesquisa etnográfica. Sua estrutura textual está dividida em introdução, três capítulos teóricos e as considerações finais. Nas considerações apontamos três elementos de ordem conclusiva: a escola investigada não possui PPP, a não mobilização para um planejamento assertivo e eficaz, não há uma cultura escolar voltada para a investigação que possibilita a problematização e a busca por soluções dos problemas inerentes ao ambiente escolar.
Descrição: RODRIGUES, P. M. O projeto político-pedagógico: o elemento essencial para a organização do espaço escolar. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1366
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Martiniano Rodrigues.pdfPaula Martiniano Rodrigues2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.