Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13670
Título: A contribuição do lúdico no estudo de geografia
Autor(es): Santos, Alba Maria Targino Carneiro
Palavras-chave: Ensino da Geografia
Ludicidade
Interdisciplinaridade
Data do documento: 29-Nov-2014
Resumo: O presente artigo apresenta um estudo de natureza exploratória sobre a ludicidade como meio de desenvolvimento e aprendizagem, em especial, objetiva compreender a contribuição do lúdico no estudo de geografia. A escolha pela temática deu-se pelo fato de esta ser bastante relevante para o desenvolvimento intelectual, social e moral do discente, ao mesmo tempo em que permite um ensino descontraído, mas eficaz. Acreditamos, ainda, que uma metodologia embasada em brincadeiras e jogos possibilita um ensino integrativo entre vários campos do conhecimento, enriquecendo, assim, o estudo de geografia de forma interdisciplinar e contextualizado, levando os alunos a perceber o seu espaço sócio-geográfico e se perceber enquanto cidadão político e ético. Para tanto, tomamos como referencias para a nossa reflexão os estudos de Piaget (1976), Vygotsky (1984) e Maluf (2003), dentre outros. Nessas obras, encontra-se fundamentação tanto no que dizem respeito às concepções do lúdico, bem como sua relevância para o processo de ensino aprendizagem, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras.
Descrição: SANTOS, Alba Maria Targino Carneiro. A contribuição do lúdico no estudo de Geografia. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13670
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ALBA MARIA TARGINO CARNEIRO SANTOS.pdf285.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.