Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1371
Título: Avaliação da aprendizagem: discutindo o processo avaliativo na escola
Autor(es): Souza, Pricila da Silva Florencio de
Palavras-chave: Avaliação
Aprendizagem
Ensino
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: O trabalho tem como o objetivo principal questionar a avaliação no âmbito escolar. Dessa forma, buscamos entender por que razão a escola faz avaliação, para assim compreender o conceito e, consequentemente, as funções do processo avaliativo. No entanto, é de compreensão, para que ocorra a construção da aprendizagem, é necessário que os conhecimentos já existentes do educando façam uma associação de sua realidade com a nova a ser mostrada e, então, consiga desenvolver-se. Diante disso, o trabalho busca compreender as relações entre o ensino e a aprendizagem para, assim, esclarecer o papel fundamental da avaliação para a construção desse processo. Em termos gerais, a avaliação é um processo de análise de dados coletados pelo professor, através dos procedimentos e instrumentos de verificação do rendimento escolar, de acordo com o objetivo proposto. Nesse trabalho, abordamos três tipos essenciais no processo avaliativo: a avaliação diagnóstica inicial, a formativa e a somativa. A avaliação diagnóstica inicial tem como função identificar as dificuldades do educando. A formativa, por sua vez, preocupa-se com a superação de tais dificuldades, enquanto a somativa visa apenas o produto final. Nesse caso, uma depende da outra. É a partir da auto-avaliação que, os professores conseguem repensar sua prática pedagógica. De modo geral,chegamos à conclusão que a avaliação constitui um papel fundamental para análise no processo de aprendizagem em todas as disciplinas e, a partir da obtenção de tais resultados, já possível fazer uma análise tanto da aprendizagem do educando quanto do trabalho do educador.
Descrição: SOUZA, P. da. S. F. de. Avaliação da aprendizagem: discutindo o processo avaliativo na escola. 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1371
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pricila da Silva Florencio de Souza.pdfPricila da Silva Florencio de Souza134.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.