Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13748
Título: História e Memória: consolidação do Núcleo de Documentação Histórica da UEPB - Campus III (NDH) e a preservação da memória trabalhista paraibana
Autor(es): Cruz, Maria Marta da Silva
Palavras-chave: Memória
História do trabalho
NDH
Arquivos judiciários
Data do documento: 2017
Resumo: A memória ocupa um papel central no trabalho dos historiadores, e os espaços de memórias são redutos de resguardo dessa memória, eles podem ser instituídos em diversas formas como museus, instituições memoriais, bibliotecas, hemerotecas e arquivos, que podem ser acervos públicos ou privados. O trabalho dos historiadores que elegem o arquivo como seu objeto de estudo ainda é considerado limitado, devido a grande dificuldade de acesso aos acervos, no entanto, esse número vem crescendo substancialmente. No presente trabalho busco destacar a importância da criação de um desses espaços de memórias: o Núcleo de Documentação Histórica da UEPB-Campus III (NDH). O NDH possui em seu acervo processos findos trabalhistas correspondentes aos anos de 1987 a 2003, provenientes das varas do trabalho das cidades de Guarabira, Areia e Souza. Além do mais a pesquisa busca também perceber como os arquivos judiciários assumem importante papel na pesquisa histórica.
Descrição: CRUZ, M. M. da S. História e Memória: consolidação do Núcleo de Documentação Histórica da UEPB - Campus III (NDH) e a preservação da memória trabalhista paraibana. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13748
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Marta da Silva Cruz.pdfMaria Marta da Silva Cruz1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.