Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1379
Título: Projeto político-pedagógico: uma prática democrática e cidadã
Autor(es): Lima, Suedja Magno de
Palavras-chave: Projeto político-pedagógico
Educação
Cidadania
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: Nas últimas décadas surgiram novas metodologias na tentativa de qualificar o ensino. Com base nisto, o presente artigo tem por finalidade abordar o Projeto Político-Pedagógico, um tema de muita atualidade em organização do ensino, a fim de construir uma forma mais envolvente de realizar a prática pedagógica. Uma das perspectivas democráticas já consideradas é a necessidade de a escola repensar sua organização, sua gestão, sua maneira de definir os tempos, ou seja, o seu “jeito de fazer escola”. Sua função social permanece em preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa. A escola como espaço de formação do sujeito precisa estar preparada para oferecer aos alunos condições que lhes permitam serem interventores no futuro que cada um pode construir. Nesse caminho, o PPP deve ser instrumento norteador de toda essa construção. Ele deve ser a síntese de todo o projeto de formação, da concepção política a ser adotada e das opções pedagógicas e metodológicas que permitirão a efetivação da formação dos sujeitos educativos. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca compreender o processo de construção do PPP e a importância desse documento para a transformação da realidade da escola com vistas à democratização da gestão escolar e da melhoria da qualidade de ensino.
Descrição: LIMA, S. M. de. Projeto político-pedagógico: uma prática democrática e cidadã. 2012. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1379
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suedja Magno de Lima.pdfSuedja Magno de Lima261.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.