Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13831
Título: Crescimento do jerimum caboclo em função de doses de biofertilizante e quantidade de húmus
Autor(es): Silva, Márcia Pinheiro da
Palavras-chave: Fertilizantes Orgânico
Cultura
Solo
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: A família das cucurbitáceas é uma das mais importantes no domínio alimentício. As espécies do gênero cucúrbita foram domesticadas no Novo Mundo e cultivadas há milênios pelos povos Ameríndios. Assim, objetivou-se avaliar o crescimento de plantas de jerimunzeiro caboclo sob diferentes doses e quantidades de húmus de minhocas. O delineamento experimental adotado foi em blocos casualizados (DBC), com quatro repetições e 128 plantas úteis, em esquema fatorial de 4 x 4 totalizando 16 tratamentos. Os tratamentos foram referentes a quatro doses de biofertilizante via solo [(D1= 0,0 (mL/planta/vez); D2= 50 (mL/planta/vez); D3= 100 (mL/planta/vez); D4= 150 (ml/planta/vez))], e quatro quantidades de húmus de minhocas (Q1= 0,0; Q2= 500; Q3= 1000 e S4= 1500 g/cova) no crescimento de plantas de Jerimum caboclo orgânico. Foram estudadas as variáveis de crescimento comprimento do ramo principal (CRP), número de folhas (NF), diâmetro caulinar e área foliar unitária. As doses de biofertilizante influenciaram significativamente de forma negativa para a variável comprimento do ramo principal e de forma positiva para área foliar unitária, para o número de folhas a dose ótima de biofertilizante é de 80,0 ml/planta/vez e um número máximo de folhas de 73,76. No entanto, o uso de húmus, foi o fertilizante que influenciou positivamente no comprimento do ramo principal e de forma negativa para o diâmetro caulinar em plantas de jerimum caboclo no município de Catolé do Rocha/PB
Descrição: SILVA, M. P. da. Crescimento do jerimum caboclo em função de doses de biofertilizante e quantidade de húmus. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13831
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Pinheiro da Silva.pdf910.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.