Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Virgínia Fernanda de Souza-
dc.date.accessioned2017-08-14T19:53:12Z-
dc.date.available2017-08-14T19:53:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 371.207-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13847-
dc.descriptionOLIVEIRA, V. F. de S. O projeto político pedagógico enquanto documento orientador para a gestão frente a participação familiar na escola. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractCompreendemos o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) como um instrumento que colabora com a gestão democrática e participativa na escola. Diante desta perspectiva, como o P.P.P. configura-se como instrumento orientador frente a participação da família na escola? A partir desta indagação, este estudo tem como objetivo investigar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Pedro Ramos Coutinho, da cidade de Sapé, enquanto documento orientador da gestão escolar frente a participação da família. A metodologia aplicada nesta pesquisa, configura-se como qualitativa, do tipo inicialmente bibliográfica, posteriormente de campo e mais especificamente um estudo de caso. O campo da pesquisa, foi a Escola Municipal Pedro Ramos Coutinho, na cidade de Sapé (PB) e os sujeitos da pesquisa foram a equipe gestora e pedagógica da instituição campo pesquisada. Para a coleta dos dados analisamos o Projeto Político Pedagógico da escola e um questionário. Apresentamos como base teórica: Luck (1996), Veiga (1995) e Reis (2007), para discutirmos gestão participativa, o Projeto Político Pedagógico e a relação família e escola. Portanto, apontamos a participação da família de extrema importância para o desenvolvimento escolar quando aliada aos processos de gerenciamento educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão Participativapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titleO projeto político pedagógico enquanto documento orientador para a gestão frente a participação familiar na escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Virgínia Fernanda de Souza Oliveira.pdfVirgínia Fernanda de Souza Oliveira1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.