Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Virgínia Fernanda de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-14T19:53:12Z | - |
dc.date.available | 2017-08-14T19:53:12Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13847 | - |
dc.description | OLIVEIRA, V. F. de S. O projeto político pedagógico enquanto documento orientador para a gestão frente a participação familiar na escola. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Compreendemos o Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) como um instrumento que colabora com a gestão democrática e participativa na escola. Diante desta perspectiva, como o P.P.P. configura-se como instrumento orientador frente a participação da família na escola? A partir desta indagação, este estudo tem como objetivo investigar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Pedro Ramos Coutinho, da cidade de Sapé, enquanto documento orientador da gestão escolar frente a participação da família. A metodologia aplicada nesta pesquisa, configura-se como qualitativa, do tipo inicialmente bibliográfica, posteriormente de campo e mais especificamente um estudo de caso. O campo da pesquisa, foi a Escola Municipal Pedro Ramos Coutinho, na cidade de Sapé (PB) e os sujeitos da pesquisa foram a equipe gestora e pedagógica da instituição campo pesquisada. Para a coleta dos dados analisamos o Projeto Político Pedagógico da escola e um questionário. Apresentamos como base teórica: Luck (1996), Veiga (1995) e Reis (2007), para discutirmos gestão participativa, o Projeto Político Pedagógico e a relação família e escola. Portanto, apontamos a participação da família de extrema importância para o desenvolvimento escolar quando aliada aos processos de gerenciamento educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Gestão Participativa | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.title | O projeto político pedagógico enquanto documento orientador para a gestão frente a participação familiar na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Virgínia Fernanda de Souza Oliveira.pdf | Virgínia Fernanda de Souza Oliveira | 1.04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.