Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13865
Título: A proposta brasileira de "neodesenvolvimento" como modelo de governo
Autor(es): Andrade, Sayonara Santos
Palavras-chave: Neoliberalismo
Social-liberalismo
"Neodesenvolvimentismo"
Proteção social
Assistência social
Data do documento: 5-Mar-2015
Resumo: Este artigo resulta de pesquisas documentais e bibliográficas e tem como principal objetivo recuperar a gênese do ―neodesenvolvimentismo‖ enquanto proposta conceitual e como modelo de governo empreendido pelas duas últimas gestões do Governo Federal do Brasil. Ao apresentar de forma objetiva os principais traços do ―neodesenvolvimentismo‖, discutiremos como este ―novo‖ modelo de desenvolvimento que está sendo implantado no Brasil vem modificando o campo da proteção social brasileira, através da expansão da Assistência Social. Inicialmente, é apresentado um levantamento acerca da proposta do ―neodesenvolvimentismo‖ na América Latina. Num segundo momento, partindo da concepção do que seja ―neodesenvolvimentismo‖, são identificadas as especificidades do modelo brasileiro e suas principais contradições teóricas e políticas. Com isso, o texto, de natureza teórico-crítico-analítica, recupera a gênese desse debate e aponta os rumos das propostas desenvolvimentistas no Brasil. Seus resultados identificam que, através da estratégia da transferência de renda, o governo ―neodesenvolvimentista‖ brasileiro não enfrenta, estruturalmente, as desigualdades sociais.
Descrição: ANDRADE, S. S. A proposta brasileira de "neodesenvolvimento" como modelo de governo. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13865
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sayonara Santos Andrade.pdf780.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.