Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13894
Título: A luta da mulher negra na sociedade: versificações na voz de Conceição Evaristo
Autor(es): Nascimento
Palavras-chave: Mulher
Negra
Identidade
Conceição Evaristo
Data do documento: 2017
Resumo: O presente artigo discute sobre os avanços históricos da mulher, negra na atualidade e escrava no Brasil Colônia. Temos como representante da Literatura Afro-Brasileira a escritora Conceição Evaristo e a análise de dois poemas da referia autora, “Vozes-mulheres” e “Da calma e do silêncio”. Durante a leitura dos poemas é possível identificar os mecanismos de resistência apresentados por Evaristo, a qual lutou persistentemente pela conquista de seu espaço na sociedade. O objetivo desse artigo é provocar uma reflexão sobre importância do negro na história do Brasil e assim observar os avanços dessa luta por direitos. Utilizamos a metodologia de investigação baseada em textos discursivos sobre as condições do ser humano diante de uma sociedade escravista. Os teóricos utilizados para fundamentar esse estudo foram: Zilá Bernd, Cláudia Cambraia e Isabel Lousada, Conceição Evaristo, Ana Cláudia Duarte Mendes, Liliane Nogueira, Maria Lúcia de Barros Mott, Maria Penha Silva, Flávio dos Santos Gomes, Sonia Maria Giacomini e Miriam Alves. Os resultados dessa pesquisa mostram que o domínio do eu-lírico começa a ser construído a partir da percepção do poder da sua voz, a ênfase em seus poemas se dá pela narração uma realidade vivida e observada pela autora, a descrição da luta por mudanças futuras, resultando no desejo de ser ouvida. Ao fazer uso de sua voz como escritora, Evaristo descreve sua situação de mulher, negra e pobre, enfatizando a sua história e buscando possibilidades de reconfiguração do papel da mulher na sociedade moderna.
Descrição: NASCIMENTO, R. dos S. A luta da mulher negra na sociedade: versificações na voz de Conceição Evaristo. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13894
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne dos Santos Nascimento.pdfRayanne dos Santos Nascimento575.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.