Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13898
Título: Reflexões sobre o campo do currículo na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Cordeiro, Fabiana dos Santos
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Currículo
Programa Brasil Alfabetizado
Data do documento: 2017
Resumo: O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a relação entre Currículo e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Teve como principal objetivo refletir sobre o campo do currículo e as políticas curriculares no contexto desta modalidade educativa. Para tanto, realiza uma discussão em torno das concepções de currículo, posto como importante instrumento para a emancipação dos educandos, através de seu processo de ensino e aprendizagem. Também recupera traços históricos da Educação de Jovens e Adultos, situando no contexto das ações desta modalidade educativa a criação do Programa Brasil Alfabetizado. No seu percurso teórico-metodológico, o estudo é regido pelos preceitos da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, cuja metodologia se postula como adequada à análise do fenômeno social em estudo e suas interfaces. Nessa construção, dialogamos com autores tais como: LOPES (2006), MOREIRA (2002), SILVA (2005), KELLER (2004), KLIEBARD (1974), MARTINS (1996), FERRAÇO (2008), LEAL (2006), MURTA (2004), entre outros. A análise destas e de outras obras possibilitou uma aproximação com o objeto de estudo e resultou na adoção de um olhar teórico-prático sobre o currículo da EJA, tornando como foco a formação dos educadores desta modalidade. Os resultados ressaltam a importância da construção de um currículo para a EJA que, no caso do PBA, se fortalece como instrumento para subsidiar a efetivação de práticas emancipatórias pautadas nos princípios da democracia, da liberdade e equidade, que possibilitem ao sujeito educando a transformação de sua realidade social.
Descrição: CORDEIRO, F. dos S. Reflexões sobre o campo do currículo na Educação de Jovens e Adultos. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13898
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana dos Santos Cordeiro.pdfFabiana dos Santos Cordeiro1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.