Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13917
Título: Educação inclusiva na formação inicial de professores que ensinam matemática: a ótica do formador.
Autor(es): Santos, Rejane Gomes da Silva
Palavras-chave: Educação inclusiva
Projeto Político Pedagógico (PPP)
Formação de professores de Matemática
Professores de matemática
Data do documento: 24-Abr-2014
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso vinculado à Licenciatura em Matemática do Campus-VI, da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, teve como objetivo analisar a percepção dos docentes formadores de professores que ensinam matemática sobre a Educação Inclusiva como elemento necessário na formação desses professores. O interesse para desenvolver essa pesquisa, surgiu em meio ao contato que já tenho em sala de aula com alunos especiais, e ao mesmo tempo me ver terminando o curso, e perceber que nenhuma preparação foi ofertada na graduação. Diante dessa Inquietação, resolvemos investigar como era oferecida a formação para Educação Inclusiva no âmbito da Licenciatura em Matemática do CCHE e discutir a ótica dos professores formadores sobre a temática, utilizando assim como referencial trabalhos de Ceolin et al (2009), Malacrida e Barros (2011), dentre outros. Esta pesquisa é denominada de caráter qualitativo e também exploratória, de acordo com Fiorentini e Lorenzato (2006), por se tratar de uma pesquisa onde o pesquisador, quer conhecer melhor uma realidade para poder empreender pesquisas mais complexas. Sendo assim, nossa pesquisa contou com um questionário para os docentes da Licenciatura em Matemática, levando em consideração aspectos documentais da Licenciatura. Os resultados indicam que os docentes reconhecem a falta de formação específica, e apontam a necessidade de mudanças na Licenciatura para atender às demandas para Educação Inclusiva
Descrição: SANTOS, R. G. S. Educação inclusiva na formação inicial de professores que ensinam matemática: a ótica do formador. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13917
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rejane Gomes da Silva Santos.pdfPDF - Rejane Gomes da Silva Santos13.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.