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dc.contributor.authorSoares, Gabriela Andressa Gomes-
dc.date.accessioned2017-08-18T17:15:07Z-
dc.date.available2017-08-18T17:15:07Z-
dc.date.issued2017-08-08-
dc.identifier.otherCDD 460-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13936-
dc.descriptionSOARES, G. A. G. Desafios e perspectivas para a efetivação do ensino espanhol no município de Congo/PB. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal finalidade avaliar o ensino de espanhol no município de Congo-PB, com o intuito de averiguar as problemáticasque interferem neste espaço para que o mesmo seja uma disciplina efetivamente ofertada. Pretende-se, portanto, investigar: quais os desafios e perspectivas para a consolidação do ensino de espanhol nas escolas públicas deste município? A pesquisa se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações e discussões com vistas ao desenvolvimento do ensino dessa língua no campo da pesquisa. A princípio, foi empreendida uma revisão da literatura sobre o histórico da língua espanholano Brasil e verificou-se um processo de intermitência, nas instituições de ensino, desde 1919 até a atualidade. Em seguida, foram discutidos os documentos que regulamentam o ensino de espanhol e percebeu-se a ineficiência dos mesmos acerca de sua inserção nas etapas Fundamental e Média, deixando a oferta facultada, a critério dos sistemas de ensino. Os principais entraves para o desenvolvimento do ensino desse idioma no campo da pesquisa se apresentam na sua escassa oferta, disponibilizada apenas em uma escola de Ensino Médio; na não habilitação do professor dessa língua na sua área de atuação; e no desinteresse das autoridades que têm o poder de desenvolver ações políticas educacionais no município e no Estado, em oferecer o ensino desse idioma aos estudantes do Ensino Fundamental. Como perspectiva se observou a aceitabilidade e interesse de toda a comunidade escolar, nos mais diversos aspectos, entre eles, na intenção de optá-la no ENEM, em estudá-la como língua estrangeira e incluí-la na grade curricular de ensino. Conclui-se que, no município de Congo, o espanhol encontra um solo fértil para o seu brotar e florescimento, no entanto, o seu ensino, em algumas situações, esbarra na legislação educacional e na falta de vontade política.pt_BR
dc.description.sponsorshipMaria da Conceição Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da língua espanholapt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas para a efetivação do ensino espanhol no município de Congo/PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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