Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13961
Título: Crescimento e produção do quiabeiro sob adubação organomineral e cobertura morta
Autor(es): Santos, Cláudio Sales dos
Palavras-chave: Abelmoschus esculentus
Matéria orgânica
Restrição hídrica
Proteção do solo
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: A horticultura é responsável boa parte da produção familiar local, destacando a ascensão do quiabeiro que se insere entre as dez hortaliças mais consumidas em Catolé do Rocha, PB. Objetivou-se avaliar o crescimento e a produção do quiabeiro em função de duas lâminas de irrigação, níveis de matéria orgânica do solo e cobertura morta do solo. Para isto foi instalado um experimento no setor de Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba, no Campus IV, em Catolé do Rocha, PB. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados usando o esquema fatorial 2 x 5 x 2, referente a duas lâminas de irrigação de 100 e 50% baseado na evapotranspiração da cultura (ETc), cinco doses de esterco bovino curtido, para elevar o teor 1,8% para 2,8; 3,8; 4,8 e 5,8%, no solo com e sem cobertura morta com (como sub-parcela) com salsa brava (Ipomoea asarifolia) triturada e desidratada, com quatro repetições, perfazendo 80 parcelas com 27 plantas por parcela. O crescimento foi avaliado através das variáveis: altura da planta (AP), diâmetro caulinar (DC) e área foliar (AF). Os componentes de produção avaliados foram o número de frutos verdes por planta (NPF), peso de frutos por planta (PFP), peso médio de frutos por planta (PMFP) e a produtividade (PROD). A interação entre lâminas de irrigação, níveis de matéria orgânica e cobertura morta do solo exerceu efeitos significativos nos componentes de produção do quiabeiro. O crescimento e os componentes de produção do quiabeiro foram maiores nas plantas irrigadas com lâminas de 100% em relação às cultivadas com 50% da ETc; A cobertura morta na superfície do solo proporcionou incremento no crescimento e nos componentes de produção do quiabeiro.
Descrição: SANTOS, C. S. dos. Crescimento e produção do quiabeiro sob adubação organomineral e cobertura morta. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13961
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio Sales dos Santos.pdf950.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.