Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13966
Título: Fertilidade de solo cultivado com quiabeiro sob adubação organomineral e cobertura morta
Autor(es): Andrade, Luana Ribeiro de
Palavras-chave: Química do solo
Proteção hídrica
Lâminas de irrigação
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: A utilização de fontes orgânicas, provenientes especialmente de resíduos animais, como esterco bovino e caprino, associados a proteção hídrica do solo e ao manejo correto da irrigação podem ser estratégias importantes na ciclagem de elementos essenciais, além de proporcionar melhorias nas propriedades químicas, físicas e biológicas dos solos. Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito da adubação orgânica nas alterações das propriedades químicas de um NEOSSOLO FLÚVICO Eutrófico cultivado com quiabeiro com e sem cobertura morta, sob duas lâminas de irrigação. Para isto foi instalado um experimento no setor de Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba. Os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados usando o esquema fatorial 2 x 5 x 2, referente a duas lâminas de irrigação de 100 e 50% baseado na evapotranspiração da cultura (ETc), cinco doses de esterco bovino curtido, para elevar o teor 1,8% para 2,8; 3,8; 4,8 e 5,8%, no solo com e sem cobertura morta com (como sub-parcela) com salsa brava (Ipomoea asarifolia) triturada e desidratada, com quatro repetições, perfazendo 80 parcelas com 27 plantas por parcela. Após 140 dias após o plantio de quiabeiro, de cada parcela foi coletada amostra de solo e analisada quimicamente. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância. A aplicação de esterco bovino ao solo e a irrigação com 100% da evapotranspiração da cultura – Etc, independentemente da cobertura morta, proporcionaram incrementos nos atributos químicos do NEOSSOLO FLÚVICO Eutrófico cultivado com quiabeiro.
Descrição: ANDRADE, L. R. de. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13966
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Raposo de Sá Silveira.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.