Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13968
Título: Determinação das características físico-químicas da cachaça de alambique produzida e comercializada na Paraíba
Autor(es): Cavalcante, Samara da Silva
Palavras-chave: Cachaça
Físico-Química
Compostos Secundários
Data do documento: 18-Ago-2017
Resumo: A cachaça é a segunda bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros, perdendo apenas para a cerveja. Obtida pela destilação do vinho de cana-de-açúcar, tendo sua qualidade afetada pela matéria-prima, condições da fermentação e processo produtivo. A fabricação está dividida em cachaça artesanal e cachaça industrial, onde ambas conquistam cada vez mais o mercado interno e externo. O objetivo deste trabalho foi avaliar e comparar as características físico-químicas de diversas cachaças de alambique envelhecida e/ou descansada produzidas na Paraíba. Foram selecionadas sete amostras de cachaça de diferentes, marcas provenientes do cariri e sertão paraibano, sendo três amostras armazenadas em barris (não envelhecidas) e quatro amostras envelhecidas. Dos compostos avaliados neste trabalho, nenhum efeito significativo foi observado para acidez volátil e a densidade. A graduação alcoólica determinada apresentou-se inferior ao rotulado em duas amostras, 100% das amostras dos aldeídos foram superiores a 30 mg de acetaldeído/100 mL de álcool anidro e ésteres. Três das amostras apresentaram valor superior ao 200 mg/100 mL¹. Concluiu-se com este trabalho que as cachaças paraibanas quando comparada com a legislação vigente para os parâmetros analisados, sua qualidade não está totalmente em conformidade com os valores estabelecidos, tendo que se adequar em aldeídos e ésteres que são compostos secundários principais nas características sensoriais para uma cachaça de qualidade.
Descrição: CAVALCANTE, S. S. Determinação das características físico-químicas da cachaça de alambique produzida e comercializada na Paraíba. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13968
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara da Silva Cavalcante.pdf808.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.