Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1397
Título: Uma reflexão sobre o uso da calculadora em sala de aula
Autor(es): Pereira, Francivaldo da Silva
Palavras-chave: Calculadora
Aluno
Professor
Escola
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o uso da calculadora em sala de aula. Esta pesquisa partiu das inquietações sobre o uso dessa tecnologia dentro do âmbito escolar, especificamente, no Ensino Médio. Nesse trabalho buscou-se evidenciar com que frequência se dá (ou não) o uso da calculadora como estratégia de aprendizagem no município de Itaporanga-PB. Para isso foi escolhida uma escola da rede pública desta cidade, na qual foi realizada a pesquisa de campo, no intuito de verificar indícios do uso deste instrumento e de como os estudantes e professores o percebem. Quanto à metodologia tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e quantitativa do tipo estudo de caso simples. Foi usado como instrumento para a aquisição dos dados, dois questionários, um destinado aos alunos e, outro destinado aos professores. Os mesmos foram aplicados no mês de Abril do ano em curso, com os estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Francelino de Alencar Neves. De acordo com os resultados obtidos no presente trabalho é possível considerar que o uso da calculadora não tem sido permitido para os estudantes alvo deste trabalho, no caso de Ensino Médio.
Descrição: PEREIRA, F. da S. Uma reflexão sobre o uso da calculadora em sala de aula. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1397
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francivaldo da Silva Pereira.pdf7.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.