Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14015
Título: Avaliação da microdureza superficial de cimentos de ionômero de vidro fotopolimerizáveis sob a ação de refrigerantes e sucos cítricos industrializados
Autor(es): Almeida, Marcela Filgueira de
Palavras-chave: Erosão dentária
Cimentos dentários
Cimento de ionômero de vidro
Desafio erosivo
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: A formação da lesão cariosa se dá através do ácido que é produzido por bactérias da placa dental. Porém, outros ácidos são encontrados na cavidade bucal e estes causam erosão dentaria. O objetivo deste estudo foi avaliar a dureza superficial dos cimentos de ionômero de vidro Vitro fotopolomerizaveis Fil LC e Vitremer após desafio erosivo em refrigerantes Coca- Cola® e Sprite® e sucos industrializados de caixa Ades® sabores laranja e abacaxi. A avaliação do pH endógeno dessas bebidas foi realizada por meio da leitura com o pH – metro HI 221 CalibrationCheckMicroprocessor. Para a avaliação da microdureza, foram confeccionados 20 corpos de prova de cada material, os quais mediam 6 mm de diâmetro e 3 mm de altura. Estes foram embutidos em resina acrílica e em tubos de PVC. Cada material foi distribuído em cinco grupos de acordo com as bebidas utilizadas incluindo o grupo controle (água destilada), totalizando dez grupos. A análise da microdureza Vickers foi realizada após um ciclo de imersão de 7 dias, 3 vezes ao dia, durante 5 minutos, seguido por um período de remineralização entre os desafios erosivo de 40 minutos, totalizando 2h de remineralização. Em seguida, os cps ficaram imersos em água destilada até o próximo ciclo erosivo. Para avaliar a microdureza Vickers dos cimentos de ionômero de vidro utilizou-se o microdurômetro - MicrohardnessTesterFM-700 com ponta indentadora diamantada aplicando- se uma carga de 100g por tempo de permanecia de 10s. Todas as bebidas analisadas apresentaram medidas de pH considerado crítico para a dissolução do esmalte dental, assim como proporcionaram redução na microdureza dos materiais em análise. Além disso, após o desafio erosivo, observou-se, em relação a microdureza, uma queda significativa para o cimento de ionômero de vidro Vitremer. Portanto, todas as bebidas, exceto a água destilada, apresentaram comportamento negativo sobre a microdureza dos ionômeros de vidro analisados.
Descrição: ALMEIDA, M. F. de. Avaliação da microdureza superficial de cimentos de ionômero de vidro fotopolimerizáveis sob a ação de refrigerantes e sucos cítricos industrializados. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14015
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Filgueira de Almeida.pdfPDF - Marcela Filgueira de Almeida7.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.