Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1402
Título: História da matemática no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras
Autor(es): Sousa, Késsia da Nóbrega
Palavras-chave: História da matemática
Ensino-aprendizagem
Teorema de Pitágoras
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Tem o objetivo de focalizar o ensino - aprendizagem do Teorema de Pitágoras por meio de uma abordagem que visa estabelecer uma ligação entre a parte pratica e teórica da matemática, com a finalidade de fazer um estudo sobre a História do Teorema de Pitágoras. O texto apresenta um breve relato sobre o aparecimento do Teorema de Pitágoras, desde o seu surgimento nas enchentes do rio Nilo, até suas aplicações que envolvem a Matemática. Foi realizado um estudo sobre Pitágoras e seu Teorema, com o intuito de mostrar que o Teorema que conhecemos já era muito utilizado pelos Egípcios e os Babilônicos antes mesmo de ser descoberto por Pitágoras. A seguir foi feita uma abordagem sobre a importância da História do Teorema de Pitágoras no processo de ensino e aprendizagem, com a finalidade de relacionar prática pedagógica ao ensino da matemática, facilitando assim, o entendimento dos discentes. Posteriormente foi realizada uma análise do Teorema de Pitágoras nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), com o objetivo de verificar se aspectos históricos sobre o teorema são mencionadas pelos mesmos. A pesquisa foi desenvolvida de acordo com os preceitos, de forma qualitativa e quantitativa, sendo realizado através da pesquisa de campo, na qual foi concretizado por meio de dois questionários, um aplicado ao professor e o outro ao aluno, transformando os instrumentos utilizados para coletar dados em forma de tabelas, e gráficos, seguidos pelos comentários, que tem com objetivo de facilitar o entendimento dos resultados. Portanto através dos dados adquiridos, podemos constatar que os resultados foram satisfatórios, confirmando assim que a História da Matemática é importante no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras.
Descrição: SOUSA, K. da N. História da matemática no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1402
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Késsia da Nóbrega Sousa.pdf12.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.