Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14023
Título: A importância da pesquisa em Ensino de Química: Um diagnóstico das concepções e práticas ao longo da formação inicial
Autor(es): Lima, Roberto Strauss Lee de
Palavras-chave: Ensino de Química
Formação inicial
Pesquisa científica
Prática de pesquisa
Data do documento: 17-Jun-2016
Resumo: A pesquisa em Ensino de Química torna-se importante para propiciar um novo olhar para os problemas existentes da sala de aula, havendo necessidade que esta prática aconteça ao longo da graduação, para que os licenciandos compreendam a importância de refletir sobre a sua ação docente e não fiquem limitados a tarefas rotineiras e apenas aos conhecimentos que serão ofertados pelos componentes curriculares. Logo, conhecer os resultados de pesquisas nesta área, contribui para que o professor possa organizar melhor a sua forma de ensinar, de modo que ele não gere ou reforce a construção de concepções “errôneas” nos alunos, contribuindo para se promover um ensino com ideias quimicamente aceitas. As pesquisas nesta área buscam identificar variáveis que afetam o ensino e a aprendizagem e propõem e avaliam modelos para o seu aperfeiçoamento nas aulas de Química. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo diagnosticar quais as concepções e práticas adquiridas pelos licenciandos sobre a importância da pesquisa em Ensino de Química no decorrer da formação inicial. Trata-se de um estudo de caso de natureza quali- quantitativa. O público alvo da pesquisa foram estudantes concluintes do curso de Licenciatura em Química do Campus I-UEPB. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários contendo questões subjetivas e objetivas. Os dados coletados foram categorizados a partir da análise de conteúdo de Bardin (1977). Os resultados revelam que os discentes atribuem grande importância às atividades de pesquisa, no entanto uma minoria afirmou não ter participado de pesquisas na área de ensino de Química e apontam como fatores: a falta de tempo, de incentivo da instituição, dos professores e a falta de motivação das disciplinas curriculares que tratam sobre pesquisa. Percebe-se uma insatisfação nas falas dos licenciandos quando se trata da formação ofertada pelas disciplinas curriculares voltadas para a pesquisa em ensino de Química.
Descrição: LIMA, R. S. L. de. A importância da pesquisa em Ensino de Química: Um diagnóstico das concepções e práticas ao longo da formação inicial. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14023
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberto Strauss Lee de Lima.pdfPDF - Roberto Strauss Lee de Lima10.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.